quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A minha análise sobre um livro de Machado de Assis(Dom Casmurro)Primeiramente, explica-se o nome do livro e o porquê da alcunha a Bento Santiago de “Dom Casmurro”:

a) “Casmurro” faz referência a seus reclusos e calados;

b) “Dom” é o termo irônico que lhe fornece ares de fidalgo.

O enrredo gira em torno de um assunto instigante, a fidelidade de Capitulina para com Bentinho...

Após escutar a conversa de José Dias com sua mãe dona Glória,para que o coloque em um seminário o mais rápido possível,afim de cumprir uma promessa feita no passado,pois ja havia a desfonfiança de que Bentinho estivesse apaixonando-se por uma vizinha,ámiga de infância;O rapaz, percebe que realmente gosta de Capitu. Ao declarar-se a vizinha, Bento percebe que seu sentimento é correspondido e passa a fazer planos para não precisar ir para o seminário. Mas não tem êxito com seus planos e não consegue escapar do destino imposto pela religiosidade da mãe. Segue, então ao seminário, e lá conhece Escobar que veio a ser, mais tarde, o seu melhor amigo.


Bentinho se empenhou em convencer a mãe a custear os estudos de outra pessoa, fazendo dele padre em seu lugar. Dessa forma, o protagonista abandonou o seminário e foi para a faculdade de Direito.
O amigo Escobar também saiu do seminário e se casou com a melhor amiga de Capitu, Sancha.Depois de um longo tempo de espera, Bentinho e Capitu, também se casam e têm um filho, quem recebe o nome de Ezequiel, como também se chamava Escobar.
O que mais me chamou a atenção foi a volta de Bentinho para Matacavalos assim podendo viver o seu amor com capitu.Encenamos uma peça na minha escola para mostrar algumas cenas da incerta traição de Capitu para com Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário